Olá pessoal, vamos continuar nossa série sobre o XAF.
Se não leu ainda, veja os artigos anteriores para melhor entender o que estamos falando nos link’s: XAF – Introdução e XAF Validações.
Nos artigos anteriores apresentamos uma pequena introdução e como funciona a implementação de validações, agora vamos destacar o controle de aparência na interface do usuário.
Iremos considerar em nosso projeto inicial (conforme os artigos anteriores) a inclusão de um campo com enumerador para identificar o tipo de pessoa, poderá ser Pessoa Física ou Pessoa Jurídica.
Veja abaixo como ficou nosso modelo alterado:
Incluímos os campos: Tipo, CPF e CNPJ:
Se executarmos o nosso projeto, o XAF irá incluir os novos campos no banco de dados e como também definimos a propriedade ‘Tipo’ sendo o seu Type o enumerador o XAF identifica o campo no banco de dados como sendo do tipo Inteiro. Veja como ficou o banco de dados:
Executando no projeto teremos a seguinte tela de edição do nosso cadastro:
No entanto agora queremos controlar a nossa DetailView para exibir os campos CPF ou CNPJ de acordo com o valor selecionado pelo usuário no campo Tipo. Para isso a primeira coisa que precisamos fazer é incluir o módulo de controle de aparência em nosso projeto, para isso você deve abrir o arquivo ‘Module.cs’ no projeto base .Module, e através da toolbox incluir o módulo ‘ConditionalAppearanceModule’ conforme a imagem a seguir:
Após este procedimento precisamos implementar a regra na classe de nosso modelo que no caso será a classe ‘Pessoas’, veja como isso é feito:
Com isso definimos as condições para ocultar/exibir os campos na interface do usuário.
Outro item importante para que ao usuário selecionar o Tipo de pessoa tenha um reflexo imediato na interface é preciso na propriedade ‘Tipo’ indicar o atributo ‘ImmediatePostData’ como True, veja:
Com isso temos os resultados abaixo:
Selecionando pessoa física:
Agora selecionando pessoa jurídica:
É isso aí pessoal, o próximo da série vamos falar de controle de segurança.
Até mais.